Os coletivos e os estilos de pensamento em pesquisas brasileiras sobre investigação-ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2139

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Ciências Biológicas, Ensino de Ciências, Pesquisa-ação, Epistemologia

Resumo

A pesquisa analisou dissertações e teses sobre a formação inicial de professores de Ciências Biológicas, no campo da investigação-ação. Apoiando-se nas categorias epistemológicas de Fleck (2010), para compreender as contribuições dos autores referências das dissertações e teses sobre a investigação-ação, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foi possível identificar os estilos e coletivos de pensamento que vem caracterizando a pesquisa do tema no recorte apresentado. Com base na leitura das dissertações (5) e das teses (3), através da Análise Textual Discursiva (ATD) foram identificadas um total de 58 palavras-chave, que permitiram a elaboração de cinco agrupamentos temáticos, a partir da leitura e identificação de 13 autores referências, que apareceram mais de uma vez nas pesquisas sobre a investigação-ação. Após a análise, percebe-se que as dissertações e teses deste recorte demonstram que há preocupação em se estabelecer conceitos e diferentes olhares que apontem novas perspectivas, vislumbrando a formação inicial de professores capazes de ressignificar sua constituição docente, por meio da investigação-ação.

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Biografia do Autor

Larissa Lunardi, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Brasil, Rio Grande do Sul.

Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa.

Doutora em Educação nas Ciências. Professora do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR). Brasil, Rio Grande do Sul. https://orcid.org/0000-0002-4701-8959

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Publicado

2021-01-16

Como Citar

Lunardi, L., & Emmel, R. (2021). Os coletivos e os estilos de pensamento em pesquisas brasileiras sobre investigação-ação. Revista Educar Mais, 5(2), 317–331. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2139

Edição

Seção

Artigos