VisualEnergy - Monitoramento on-line de consumo de energia
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.58-69.1613Palavras-chave:
Medidor de energia, aplicação web, eletricidade, consumo de energiaResumo
A utilização da energia elétrica tomou proporções que vão além do conforto e das necessidades básicas. Segundo o anuário de consumo de energia elétrica da Empresa de Pesquisas e Estatísticas ligada ao Ministério de Minas e Energia, o consumo de energia elétrica residencial cresce há pelo menos duas décadas, com exceção aos anos de 2001 e 2002, possivelmente em decorrência dos desligamentos programados consequência do baixo volume dos reservatórios e da falta de planejamento e investimentos no setor energético. Este momento serviu de gatilho para programas de reeducação no consumo de energia, onde ferramentas foram disponibilizadas para que o consumidor pudesse reduzir seu consumo residencial. Uma destas, o selo PROCEL, presente em equipamentos novos, apresenta informações de consumo energético que serviram como base para a criação de sites e aplicativos que estimam o consumo residencial baseado no perfil de uso e estimativa de consumo dos equipamentos, sendo uma opção visual para os consumidores que buscam a redução do consumo de energia. Na mesma direção, foi disponibilizada ao consumidor residencial a Tarifa Branca, que consiste em uma tarifação diferenciada em horários distintos, porquanto só tinha acesso ao modelo tarifário convencional, que apresenta apenas uma tarifa para todos os horários. Foi diante das informações disponibilizadas, e do modelo tarifário disponível, que este trabalho foi desenvolvido, ele propõe um sistema web que possibilita a visualização do consumo energético de equipamentos em tempo real, aferidos através de um protótipo medidor próprio, que possibilite ao consumidor acesso as informações que lhe permitirão a tomada de decisão sobre a tarifa energética mais adequada para sua característica residencial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.