“ERA UMA VEZ... UNO, DOS, TRES”
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.700Resumo
O Projeto Era Uma Vez... Uno, Dos, Tres, através do resgate de contar histórias, desenvolveu um INTERCÂMBIO CULTURAL com a escola de Rivera-Uruguai, para juntos realizarem ações complementares e atitudes que possibilitem aos educadores, alunos, funcionários e comunidades geral onde estão inseridas, a garantia da participação de todos na construção e implantação da melhoria do meio ambiente. Projeto este, motivado pelo aparecimento de focos do mosquito da dengue encontrados em alguns bairros no Município de Santana do Livramento, Brasil e na cidade vizinha em Rivera, Uruguai. Incentivando a apropriação da língua e cultura entre esses dois países, conhecidos como “Fronteira da Paz, as cidades irmãs”. A partir da construção da “Casinha de Contação de Histórias”, no pátio da nossa escola, esta pedida pela turma do jardim, através de “Cartão-Carta” e atendida pela encarregada da manutenção e construção das escolas Municipais, demos início à integração da nossa escola com as Escolas Municipais de Livramento e de Rivera, situada na rua Jardín Jornada 141. Contou com a participação ativa na contação de histórias na língua espanhola de pais, familiares, professores que são Uruguaios e/ou residem no país vizinho. Também contou com a criação da “Patrulha Bem-Querer, xô dengue” para prevenir e combater o foco do mosquito da dengue nos bairros, escolas situadas nos educandários das duas cidades. A associação dos Moradores do Bairro, onde a escola está inserida contribuiu para o armazenamento da coleta do lixo reciclável da nossa comunidade escolar e com este lixo confeccionamos os personagens de histórias contadas pelos visitantes, proporcionando a revitalização e embelezamento do pátio escolar Bem-Querer e propiciando a formação da identidade através do lúdico e o despertar de vivências, da imaginação e o hábito da leitura. Unindo através da problemática ambiental as duas cidades, sensibilizando e desenvolvendo atitudes ecológicas nas comunidades escolares de Livramento e Rivera. O Intercâmbio Cultural, há muito tempo desejado, foi de imensurável importância; um projeto binacional na Educação Infantil para estreitar cada vez mais os laços de amizade entre as cidades que compõem a fronteira irmã.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.













Esta obra está licenciada com uma Licença