Educação Fiscal: Intercâmbio Brasil e Uruguai/Livramento e Rivera
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.656Resumo
A finalidade do presente projeto é realizar intercâmbios entre Livramentoe Rivera (Brasil e Uruguai) em relação ao saneamento básico (DAE, AES Sul e OI e UTE e OSE), principalmente nos aspectos de arrecadação de impostos – IVA, ISS e ICMS, serviços prestados aos cidadãos, estrutura e funcionamento das empresas. Os principais objetivos do trabalho são: ler e interpretar textos relacionados ao tema; elaborar textos dissertativos sobre o tema; justificar os principais impostos pagos em Livramento e Rivera; construir gráficos comparativos; implantar coleta de notas fiscais na escola; doar os cupons fiscais à conferência São Vicente de Paulo; conhecer o CDC (Código Brasileiro de Defesa do Consumidor); visitar os serviços públicos DAE, AES Sul, Oi, OSE e UTE; realizar as conversões das moedas (dólar/real, real/peso uruguaio, peso uruguaio/real); localizar em mapas o município de Livramento e o Departamento de Rivera; conhecer os impostos cobrados pelos serviços públicos entre os dois países; ler e interpretar histórias em quadrinhos sobre educação fiscal; confecção de faixas, cartazes, painéis e edição especial do Jornal Educação Fiscal; conhecer conceito de saneamento básico, desperdício e doenças provocadas pela falta dos mesmos. A metodologia utilizada no respectivo projeto foi a interdisciplinaridade, através de tema gerador envolvendo todas as áreas do conhecimento. O resultado esperado foi satisfatório, pois os alunos envolvidos no projeto conseguiram realizar uma análise crítica sobre os serviços públicos oferecidos por ambas as cidades, bem como compreenderam a importância da arrecadação de impostos para promover o bem comum, proporcionando os meios necessários para que os cidadãos possam realizar suas aspirações e ter uma vida digna em sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.













Esta obra está licenciada com uma Licença