“De bem com a balança”
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.618Resumo
O objetivo deste trabalho é promover a conscientização dos alunos e dacomunidade sobre como manter o peso ideal, evitando assim doenças
correlacionadas. Iniciou-se medindo a massa corporal e a altura, calculando-se o índice de massa corporal de todos os alunos e da comunidade do Assentamento Bom Viver e Arroio Mau. Depois de realizadas as medidas e os cálculos, os dados foram tabulados. Verificou-se que a maioria da população da comunidade está com sobrepeso, há alguns casos de obesidade e outros de desnutrição. Contatou-se com a nutricionista para rever-se o cardápio escolar em uma mesa redonda. Contamos também com o apoio da Assistência Social que nos proporcionou aulas de capoeira; a escola deu início ao grupo de
danças gauchescas; a merendeira da escola realizou oficina de
reaproveitamento de alimentos e alimentação saudável; e a Secretaria da
Saúde realizou palestra sobre doenças relacionadas com o sobrepeso. Todas essas atividades desenvolvidas visam a melhorar a qualidade da alimentação e também proporcionar uma reeducação física, pois entendemos que para manter o peso ideal é preciso ter equilíbrio na alimentação, bem como investir nos exercícios físicos, tais como dança e capoeira, evitando que os jovens fiquem sentados por muito tempo em frente ao computador ou televisão apenas comendo. Verificou-se que nossa comunidade não está de bem com a balança, mas pretende-se continuar com ações visando a que as pazes sejam feitas com ela.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.













Esta obra está licenciada com uma Licença