O Uso de Tecnologias Assistivas Potencializando a Aprendizagem de Crianças e Jovens com Necessidades Educacionais Específicas
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2018.%25p.1152Palavras-chave:
necessidade educacional específica, aprendizagem, tecnologia assistiva.Resumo
O projeto visa desenvolver recursos tecnológicos/pedagógicos para estudantes com necessidades educacionais específicas de duas escolas. Através de diálogos com as professoras envolvidas, para identificar que alunos necessitam estes recursos, é feita uma pesquisa para saber qual material será confeccionado. Um protótipo deste recurso é construído e testes são realizados. Após esta verificação, alterações são realizadas conforme a necessidade, testadas novamente até contemplar o objetivo esperado. Como exemplo, foi criado um site com jogos educativos, além de materiais adaptados especificamente para cada necessidade. Com essas iniciativas, percebe-se que os estudantes podem ter o mesmo acesso ao ensino que outros alunos, em função do atendimento de características específicas no processo ensino-aprendizagem. Assim, observa-se uma evolução no desenvolvimento cognitivo-pedagógico, como por exemplo a locomoção com ônibus e a inserção no mundo de trabalho.
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