Ocorrência de motivação intrínseca e extrínseca na escola.

Autores

  • Marcus Eduardo Maciel Ribeiro IFSul - Câmpus Venâncio Aires http://orcid.org/0000-0001-5974-3050
  • Maria Elena Tobolski Prasniski Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul
  • Mônica da Silva Gallon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Bettina Steren dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.54-67.337

Palavras-chave:

motivação, interesse, aprendizagem

Resumo

O artigo relata investigação feita com estudantes (n=39) de terceira série do Ensino Médio em escola estadual no município de São Leopoldo – RS durante o ano de 2014. Investigaram-se os motivos que promovem o interesse dos estudantes em frequentar a escola, sob o ponto de vista de motivação intrínseca e extrínseca. Os estudantes responderam pesquisa manifestando-se sobre itens relacionados à pergunta Por que vou à escola?. Solicitou-se resposta descritiva a alguns itens. Tentou-se identificar ocorrência de motivação intrínseca nos sujeitos. Como principais resultados tem-se que os estudantes consideram a escola importante para seu futuro, embora não atribuam importância aos conteúdos ensinados em determinados componentes curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, IFSul - Câmpus Venâncio Aires

Professor de Química formado pela PUCRS em 1989,

Mestre e doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS,

coordenador do 35º Encontro de Debates sobre Ensino de Química - EDEQ,

professor de Química do IFSul, câmpus Venâncio Aires

Maria Elena Tobolski Prasniski, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS

Professora de Biologia

Mônica da Silva Gallon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora de Matemática

Mestre e Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS

Bettina Steren dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 - CA ED | Orientadora de Doutorado

Doutorado em Psicologia pelo Universitat de Barcelona, Espanha(1996)

Coordenadora de Ensino da Pró-Reitoria Acadêm da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul 

Downloads

Publicado

2016-09-24

Como Citar

RIBEIRO, M. E. M.; PRASNISKI, M. E. T.; GALLON, M. da S.; SANTOS, B. S. dos. Ocorrência de motivação intrínseca e extrínseca na escola. Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 2, p. 54–67, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.54-67.337. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/337. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas