Publicações na Revista Thema sobre Ensino de Química entre os anos de 2012 e 2022

um exercício de revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.724-739.2750

Resumo

A Revista Thema se apresenta como importante periódico de divulgação científica brasileiro e, no ano de 2022, completa 25 anos de lançamento de seu primeiro número. Esse artigo trata de uma investigação qualitativa que analisa as contribuições feitas nesta revista a respeito da temática Ensino de Química, buscando construir resposta para a seguinte pergunta: O que se mostra em publicações da Revista Thema entre os anos de 2012 e 2022 a respeito do Ensino de Química? Com esse objetivo, foi desenvolvida revisão sistemática de literatura em 28 produções encontradas, acompanhada de Análise Textual Discursiva. Emerge da análise a compreensão que as temáticas desses artigos podem ser divididas nas categorias Atividades Didáticas no Ensino de Química, a partir de 20 artigos identificados, e Formação de Estudantes e Docentes, com 8 produções. Como pontos que ainda podem sugerir novas publicações, percebem-se as questões sobre ensino inclusivo e discussões sobre materiais didáticos de Química, incluindo os livros didáticos, além da participação da Química nos itinerários formativos do novo ensino médio.

Palavras-chave: Ensino de Química; Revista Thema; Análise Textual Discursiva; revisão sistemática; metodologias de ensino.

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Biografia do Autor

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, IFSul, câmpus Novo Hamburgo

Professor de Química

doutor em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS,

professor de Química do IFSul

Professor permanente do  PPGECE - FURG

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

RIBEIRO, M. E. M. Publicações na Revista Thema sobre Ensino de Química entre os anos de 2012 e 2022: um exercício de revisão sistemática de literatura. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 3, p. 724–739, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.724-739.2750. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2750. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas