A influência da iniciação à pesquisa na construção da aprendizagem no ensino de Ciências nos anos iniciais: relato de uma prática docente
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.603-620.828Palavras-chave:
Ensino pela pesquisa, Ensino Fundamental, Ensino de Ciências, Prática Docente.Resumo
Este artigo resulta de pesquisa[1]realizada com estudantes do 1° ano do Ensino Fundamental (n=15) entre 6 e 7 anos de idade, de uma escola municipal de Ensino Fundamental na região do Vale do Taquari, RS. Levou-se para sala de aula o questionamento sobre como poderíamos saber quais animais passam pela praça da cidade sem que os víssemos naquele local. Buscou-se verificar as ideias prévias dos estudantes, instigando-os e motivando-os para que pesquisassem em casa e em sala de aula as respostas das descobertas feitas a campo. Constatou-se que o uso da pesquisa como princípio pedagógico com o auxílio da aprendizagem significativa promove a (re)construção do conhecimento e desperta a curiosidade necessária para movê-los à desacomodação e, assim, à pesquisa. Como resultados, destaca-se que as crianças são curiosas, pesquisadoras e investigativas por natureza e que convém que o professor alimente essa vontade já existente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.