Ocorrência de motivação intrínseca e extrínseca na escola.
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.54-67.337Palavras-chave:
motivação, interesse, aprendizagemResumo
O artigo relata investigação feita com estudantes (n=39) de terceira série do Ensino Médio em escola estadual no município de São Leopoldo – RS durante o ano de 2014. Investigaram-se os motivos que promovem o interesse dos estudantes em frequentar a escola, sob o ponto de vista de motivação intrínseca e extrínseca. Os estudantes responderam pesquisa manifestando-se sobre itens relacionados à pergunta Por que vou à escola?. Solicitou-se resposta descritiva a alguns itens. Tentou-se identificar ocorrência de motivação intrínseca nos sujeitos. Como principais resultados tem-se que os estudantes consideram a escola importante para seu futuro, embora não atribuam importância aos conteúdos ensinados em determinados componentes curriculares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.