Desafios à realização da interdisciplinaridade no ambiente escolar: perspectivas docentes e da coordenação pedagógica

Autores

  • Mônica da Silva Gallon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS http://orcid.org/0000-0003-0793-2372
  • João Bernardes Rocha Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS http://orcid.org/0000-0002-5058-3107
  • Juliana Aquino Machado Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.159-173.568

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Coordenação pedagógica, Educação Básica.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma investigação acerca das percepções de um grupo de coordenadores pedagógicos e professores da rede pública municipal de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, RS, sobre os obstáculos inerentes a trabalhos com vieses interdisciplinares em ambientes escolares, assim como possíveis caminhos na busca pela realização dessas práticas, no contexto da atuação da coordenação escolar. Para o estudo, houve a aplicação de questionários cujas respostas foram tratadas por meio de Análise Textual Discursiva (ATD), descrita por Moraes e Galiazzi (2013). Como obstáculos convergentes descritos pelos participantes registrou-se a falta de tempo para o planejamento individual e coletivo, a falta de formação para a atividade interdisciplinar e a resistência dos professores. Quanto aos possíveis caminhos facilitadores foram arroladas formações pedagógicas intraescolares, estudos e compartilhamento de práticas exitosas, bem como mudanças curriculares. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica da Silva Gallon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS. Licenciada em Biologia e Pedagogia.

João Bernardes Rocha Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Pós-doutorado em Enseñanza de las Ciencias (Facultad de Educación/PUC Chile). Doutorado em Engenharia, na área de Metrologia e Instrumentação. Professor titular da Faculdade de Física (FAFIS) e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Juliana Aquino Machado, Universidade La Salle

Mestra em Educação (UNILASALLE). Professora da rede municipal de Canoas/RS.

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

GALLON, M. da S.; ROCHA FILHO, J. B.; MACHADO, J. A. Desafios à realização da interdisciplinaridade no ambiente escolar: perspectivas docentes e da coordenação pedagógica. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 4, p. 159–173, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.159-173.568. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/568. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)