Estudo das perguntas de professores e estudantes em aulas de Química.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.225-242.395

Palavras-chave:

Pergunta em sala de aula, Perfil da pergunta, Ensino de Química

Resumo

O artigo busca responder à questão Como se caracterizam e quais as consequências para a aprendizagem das perguntas feitas por quatro professores e 455 estudantes do ensino médio durante as aulas de Química em escolas de uma cidade no interior do Rio Grande do Sul? Durante a pesquisa foram anotadas 1.178 perguntas em 18 turmas de ensino médio de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul, após observações feitas em 40 aulas de Química. As perguntas foram analisadas sob o enfoque de sua demanda e de seu perfil, tendo sido classificadas e analisadas de acordo com Roca, Márquez e Sanmartí (2013). Pela análise das informações produzidas pode-se perceber que essas perguntas são, em sua maioria, de perfil informativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Centeno Specht, PUCRS IFSUL - campus camaquã

Professor de Química do IFSul

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática na PUCRS

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, IFSul - Câmpus Venâncio Aires

Professor de Química formado pela PUCRS em 1989,

Mestre e doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS,

coordenador do 35º Encontro de Debates sobre Ensino de Química - EDEQ,

professor de Química do IFSul, câmpus Venâncio Aires

Maurivan Güntzel Ramos, PUCRS

Professor Titular da Faculdade de Química da PUCRS

Doutor em educação

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS

Downloads

Publicado

2017-02-23

Como Citar

Specht, C. C., Ribeiro, M. E. M., & Ramos, M. G. (2017). Estudo das perguntas de professores e estudantes em aulas de Química. Revista Thema, 14(1), 225-242. https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.225-242.395

Edição

Seção

Ciências Humanas