Estudo das perguntas de professores e estudantes em aulas de Química.

Autores/as

  • Cristiano Centeno Specht PUCRS IFSUL - campus camaquã
  • Marcus Eduardo Maciel Ribeiro IFSul - Câmpus Venâncio Aires http://orcid.org/0000-0001-5974-3050
  • Maurivan Güntzel Ramos PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.225-242.395

Palabras clave:

Pergunta em sala de aula, Perfil da pergunta, Ensino de Química

Resumen

O artigo busca responder à questão Como se caracterizam e quais as consequências para a aprendizagem das perguntas feitas por quatro professores e 455 estudantes do ensino médio durante as aulas de Química em escolas de uma cidade no interior do Rio Grande do Sul? Durante a pesquisa foram anotadas 1.178 perguntas em 18 turmas de ensino médio de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul, após observações feitas em 40 aulas de Química. As perguntas foram analisadas sob o enfoque de sua demanda e de seu perfil, tendo sido classificadas e analisadas de acordo com Roca, Márquez e Sanmartí (2013). Pela análise das informações produzidas pode-se perceber que essas perguntas são, em sua maioria, de perfil informativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristiano Centeno Specht, PUCRS IFSUL - campus camaquã

Professor de Química do IFSul

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática na PUCRS

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, IFSul - Câmpus Venâncio Aires

Professor de Química formado pela PUCRS em 1989,

Mestre e doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS,

coordenador do 35º Encontro de Debates sobre Ensino de Química - EDEQ,

professor de Química do IFSul, câmpus Venâncio Aires

Maurivan Güntzel Ramos, PUCRS

Professor Titular da Faculdade de Química da PUCRS

Doutor em educação

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS

Publicado

2017-02-23

Cómo citar

SPECHT, C. C.; RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M. G. Estudo das perguntas de professores e estudantes em aulas de Química. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 225–242, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.225-242.395. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/395. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas