Publicações na Revista Thema sobre Ensino de Química entre os anos de 2012 e 2022
um exercício de revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.724-739.2750Abstract
Thema Magazine presents itself as an important Brazilian scientific dissemination journal and, in the year 2022, it celebrates 25 years since the release of its first number. This article deals with a qualitative investigation that analyzes the contributions made in this magazine regarding the theme Teaching Chemistry, seeking to build an answer to the following question: What is shown in publications of the Magazine Thema between the years 2012 and 2022 about Teaching of Chemistry? With this objective, a systematic literature review was developed, accompanied by Discursive Textual Analysis, in 28 productions found. It emerges from the analysis that the themes of these articles can be divided into the categories Didactic Activities in Chemistry Teaching, with 20 identified articles, and Student and Teacher Training, with 8 productions. As points that can still allow new publications, we can see the questions about inclusive teaching and discussions about didactic materials of Chemistry, including textbooks, in addition to the participation of Chemistry in the formative itineraries of the new high school.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.