A Base Nacional Comum Curricular e os Desafios do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais

A Perspectiva dos Professores

Autores

  • Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Felismina de Sousa Neta Universidade Feseral do Ceará - UFC
  • Gabriela de Aguiar Carvalho Univercidade Federal do Ceará - UFC
  • Daniel Brandão Menezes Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria José Costa dos Santos Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3273

Palavras-chave:

Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, Teacher training

Resumo

O Brasil vivenciou nos últimos 20 anos, propostas pedagógicas que envolveram, dos PCN (BRASIL, 1997) à BNCC (BRASIL, 2017). Assim, visa-se analisar as modificações e contribuições nos processos de ensino e de aprendizagem, ocorridas nesse período. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, por meio da análise do conteúdo. Para a obtenção dos dados, realizou-se um questionário eletrônico seguindo o modelo da escala Likert.  Analisou-se as respostas de 10 professores, de três escolas da rede municipal de Fortaleza-Ceará. As análises evidenciam que os professores conhecem os PCN (BRASIL, 1997) de Matemática e destacam que o documento contribuiu na sua prática pedagógica. Sobre a BNCC (BRASIL, 2017), os docentes informam que conheceram o documento durante a formação continuada e utilizam na elaboração plano de aula. Conclui-se que os PCN (BRASIL, 1997), como documento norteador, cumpriram um importante papel durante as duas últimas décadas, na orientação curricular. Já a BNCC (BRASIL, 2017), como documento normativo, precisa ser melhor trabalhada na/para melhoria da prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva da Rede Municipal de Fortaleza, Ceará (SME). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem(G-TERCOA/CNPq-UFC).

Felismina de Sousa Neta, Universidade Feseral do Ceará - UFC

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva da Rede Municipal de Fortaleza, Ceará (SME). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem(G-TERCOA/CNPq-UFC).

Gabriela de Aguiar Carvalho, Univercidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN - UFC). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED -UFC), na Linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino (LECE). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014). Especialista em Tecnologias Digitais para a Educação Básica pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2018). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa (2016). Atualmente é professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.

 

Daniel Brandão Menezes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática pela UFC e Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada pela UFC.

 

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ). Coordenadora da formação presencial e on-line de professores da rede municipal de Fortaleza e da rede estadual, por meio do grupo de estudos (GTERCOA/CNPq-UFC), via cursos de extensão na UFC. Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2025-09-29

Como Citar

SCIPIÃO, L. R. de N. P. .; DE SOUSA NETA, F.; CARVALHO, G. de A.; MENEZES, D. B. .; COSTA DOS SANTOS, M. J. A Base Nacional Comum Curricular e os Desafios do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais: A Perspectiva dos Professores. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–22, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3273. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3273. Acesso em: 8 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)