A produção do conhecimento a respeito da formação inicial de professores: desafios e expectativas

Autores

  • Guilherme Salgueiro Goulart Universidade Federal do Pampa
  • Charles dos Santos Guidotti Universidade Federal do Rio Grande
  • Carla Beatriz Spohr UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.686-703.854

Palavras-chave:

formação inicial de professores, desafios, educação

Resumo

Nesse estudo buscamos compreender o que está sendo comunicado, com base nos periódicos Ciência e Educação e Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, sobre formação inicial de professores. Utilizamos o Estado da Arte como forma de verificar o que está sendo discutido, com relação à temática, dentro do âmbito científico. Como metodologia de análise de dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva, chegando assim a quatro categorias, cujas quais, neste trabalho, exploramos apenas duas delas. Com base nos artigos estudados verificamos a necessidade de se problematizar a formação inicial de professores, uma vez que esta será uma das responsáveis pela constituição do futuro professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Salgueiro Goulart, Universidade Federal do Pampa

Cursa Graduação em Física, bacharelado, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciado em Ciências da natureza pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Especialista em em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Charles dos Santos Guidotti, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Física licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2011) e mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (2014). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Física, com ênfase no ENSINO DE FÍSICA, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, ensino por investigação, experimentação e formação de professores.

 

Carla Beatriz Spohr, UNIJUÍ

Licenciada em Física pela UNIJUÍ (universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), Especialista em ensino de Física pela UPF (Universidade de Passo Fundo) e Mestre em ensino de Física pela UFRGS ( Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Na dissertação de mestrado propõe uma atualização curricular no ensino médio de Física com um tema de Física Moderna e Contemporânea (Supercondutividade). Foi docente na educação básica por 20 anos no Ensino Fundamental (em escola pública), ministrando aulas de matemática e ciências e atuou durante 17 anos no Ensino Médio (em instituição privada) como professora de Física. Também atuou como professora no Ensino Superior ministrando aulas de Física I, Física II e Física III nos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Nos anos de 2013 e 2014 exerceu o cargo de Diretora de Escola Municipal de Ensino Fundamental. Atualmente é docente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS ? UFSM ? FURG); participante do "Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática" (GPEACIM-UFSM).

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

GOULART, G. S.; GUIDOTTI, C. dos S.; SPOHR, C. B. A produção do conhecimento a respeito da formação inicial de professores: desafios e expectativas. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 686–703, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.686-703.854. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/854. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.