Formação Continuada de professores a partir do planejamento colaborativo: a inserção do ensino de física nos anos iniciais.
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.209-224.438Palavras-chave:
Planejamento Colaborativo, Sequência Didática, Educadoras, Análise Textual Discursiva.Resumo
O artigo apresenta e analisa o desenvolvimento de uma proposta de planejamento colaborativo com três educadoras dos anos iniciais de uma escola municipal de Uruguaiana, RS. O trabalho desenvolvido na escola proporcionou às educadoras momentos de estudos coletivos, reflexões e de diálogos acerca de conteúdos pedagógicos e específicos da Física. A análise dos dados aconteceu de acordo com os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Na análise das informações emergiram duas categorias: I) O Planejamento Colaborativo como elemento motivador da pesquisa, estudo e trocas de vivências e II) A possibilidade de uma prática interdisciplinar, a partir da construção coletiva de uma sequência didática. As categorias finais, mostram que o trabalho desenvolvido na escola proporcionou aos professores momentos de estudos coletivos, reflexões e de diálogos acerca de conteúdos específicos da Física e da prática docente.
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