Formação Continuada de professores a partir do planejamento colaborativo: a inserção do ensino de física nos anos iniciais.

Autores

  • Priscila Nunes Paiva UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa
  • Charles dos Santos Guidotti FURG - Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.209-224.438

Palavras-chave:

Planejamento Colaborativo, Sequência Didática, Educadoras, Análise Textual Discursiva.

Resumo

O artigo apresenta e analisa o desenvolvimento de uma proposta de planejamento colaborativo com três educadoras dos anos iniciais de uma escola municipal de Uruguaiana, RS. O trabalho desenvolvido na escola proporcionou às educadoras momentos de estudos coletivos, reflexões e de diálogos acerca de conteúdos pedagógicos e específicos da Física. A análise dos dados aconteceu de acordo com os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Na análise das informações emergiram duas categorias: I) O Planejamento Colaborativo como elemento motivador da pesquisa, estudo e trocas de vivências e II) A possibilidade de uma prática interdisciplinar, a partir da construção coletiva de uma sequência didática. As categorias finais, mostram que o trabalho desenvolvido na escola proporcionou aos professores momentos de estudos coletivos, reflexões e de diálogos acerca de conteúdos específicos da Física e da prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Nunes Paiva, UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa

Graduação em Matemática pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 2008/1, especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cidade de São Paulo,  2010 e especialização em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa, 2016. Atualmente atua como coordenadora pedagógica no ensino fundamental e regente de classe dos componentes de Física e Matemática no ensino médio. 

Área de pesquisa: educação em ciências e matemática e formação de educadores.

 

Charles dos Santos Guidotti, FURG - Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

PAIVA, P. N.; GUIDOTTI, C. dos S. Formação Continuada de professores a partir do planejamento colaborativo: a inserção do ensino de física nos anos iniciais. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 209–224, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.209-224.438. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/438. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)