Formação Continuada de professores a partir do planejamento colaborativo: a inserção do ensino de física nos anos iniciais.
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.209-224.438Keywords:
Planejamento Colaborativo, Sequência Didática, Educadoras, Análise Textual Discursiva.Abstract
O artigo apresenta e analisa o desenvolvimento de uma proposta de planejamento colaborativo com três educadoras dos anos iniciais de uma escola municipal de Uruguaiana, RS. O trabalho desenvolvido na escola proporcionou às educadoras momentos de estudos coletivos, reflexões e de diálogos acerca de conteúdos pedagógicos e específicos da Física. A análise dos dados aconteceu de acordo com os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Na análise das informações emergiram duas categorias: I) O Planejamento Colaborativo como elemento motivador da pesquisa, estudo e trocas de vivências e II) A possibilidade de uma prática interdisciplinar, a partir da construção coletiva de uma sequência didática. As categorias finais, mostram que o trabalho desenvolvido na escola proporcionou aos professores momentos de estudos coletivos, reflexões e de diálogos acerca de conteúdos específicos da Física e da prática docente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.