A implantação de Cursos Abertos Massivos On-line (MOOCs) no IFSul para formação inicial e continuada
a visão de professores/as mediadores/as e coordenadores/as de polo
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.846-865.2500Resumo
A experiência do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) na implantação de cursos abertos massivos online (MOOCs) para Formação Inicial e Continuada (FIC) é retratada neste artigo, na forma de Estudo de Caso, sob a perspectiva de bolsistas do programa Rede e-Tec Brasil, especificamente professores/as mediadores/as e coordenadores/as de polo. As avaliações dos/as colaboradores/as foram coletadas via formulário eletrônico ao final das atividades da 1ª edição dos cursos FIC/IFSul, em outubro e novembro de 2020. Essas participações deram-se de forma voluntária (75 respondentes em um universo de 101 bolsistas), mediante perguntas abertas e de múltipla escolha. Os dados, tratados pela abordagem categorial da Análise de Conteúdo, revelam as particularidades, os pontos positivos e negativos, as dificuldades e os desafios da proposta de qualificação profissional via MOOCs no contexto de pandemia (COVID-19).
Palavras-chave: IFSul; formação inicial e continuada; MOOCs; Rede e-Tec Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.