A implantação de Cursos Abertos Massivos On-line (MOOCs) no IFSul para formação inicial e continuada

a visão de professores/as mediadores/as e coordenadores/as de polo

Autores

  • Jandré Corrêa Batista FURG e IFSUL
  • Vanessa Ribeiro Pestana-Bauer
  • Maria Isabel Giusti Moreira
  • Antônio Cardoso Oliveira
  • Leonardo Betemps Kontz

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.846-865.2500

Resumo

A experiência do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) na implantação de cursos abertos massivos online (MOOCs) para Formação Inicial e Continuada (FIC) é retratada neste artigo, na forma de Estudo de Caso, sob a perspectiva de bolsistas do programa Rede e-Tec Brasil, especificamente professores/as mediadores/as e coordenadores/as de polo. As avaliações dos/as colaboradores/as foram coletadas via formulário eletrônico ao final das atividades da 1ª edição dos cursos FIC/IFSul, em outubro e novembro de 2020. Essas participações deram-se de forma voluntária (75 respondentes em um universo de 101 bolsistas), mediante perguntas abertas e de múltipla escolha. Os dados, tratados pela abordagem categorial da Análise de Conteúdo, revelam as particularidades, os pontos positivos e negativos, as dificuldades e os desafios da proposta de qualificação profissional via MOOCs no contexto de pandemia (COVID-19).

Palavras-chave: IFSul; formação inicial e continuada; MOOCs; Rede e-Tec Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jandré Corrêa Batista, FURG e IFSUL

Professor Conteudista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), pelo programa Rede e-Tec Brasil. Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Técnico-administrativo em Educação - Jornalista da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

Downloads

Publicado

2022-10-14

Como Citar

CORRÊA BATISTA, J.; RIBEIRO PESTANA-BAUER , V. .; GIUSTI MOREIRA, M. I.; CARDOSO OLIVEIRA, A. .; BETEMPS KONTZ, L. . A implantação de Cursos Abertos Massivos On-line (MOOCs) no IFSul para formação inicial e continuada: a visão de professores/as mediadores/as e coordenadores/as de polo. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 3, p. 846–865, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.846-865.2500. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2500. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas