Formação Docente: um processo permanente e atual
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.14-24.389Palabras clave:
Professores, Escola, Sala de Aula, Prática Docente.Resumen
O trabalho é uma reflexão teórico-prática sobre uma atividade proposta em um Curso de Extensão no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. O curso, voltado para a formação docente, busca discutir muitos temas relevantes na área da Educação, e por fim que cada professor consiga responder a pergunta: O que é ser ou fazer formação docente? Com o objetivo de compartilhar o que pensam os professores e como entendem a ação de formação docente, o estudo delineia-se como um estudo de caso e se propõe a analisar as respostas obtidas com os professores cursistas. Essa análise se encontra fundamentada em estudos que compreendem a aprendizagem como um processo construtivista, dialogado e complexo, segundo Piaget, Freire e Morin. Alguns resultados apresentados são a solicitação dos professores por formação docente, a necessidade de supervisão escolar como um elemento transformador na sala de aula e a carência da formação da graduação de um licenciado quanto a realidade de aula. Esses resultados parecem indicar que a formação docente é mais do que fazer mas sim ser.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.