Formação Docente: um processo permanente e atual

Autores

  • Aline Silva De Bona IFRS - Campus Osório
  • Glaucia Marcon Professora de Geografia e Supervisora da Escola Estadual General Osorio - Rs
  • Silvana Pires Silveira Coordenadora e formadora do NTE ( Núcleo de tecnologia Educacional) - 11ª CRE.
  • Silvana Medeiros Professora da Rede Estadual do RS - Colégio General Osorio RS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.14-24.389

Palavras-chave:

Professores, Escola, Sala de Aula, Prática Docente.

Resumo

O trabalho é uma reflexão teórico-prática sobre uma atividade proposta em um Curso de Extensão no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. O curso, voltado para a formação docente, busca discutir muitos temas relevantes na área da Educação, e por fim que cada professor consiga responder a pergunta: O que é ser ou fazer formação docente? Com o objetivo de compartilhar o que pensam os professores e como entendem a ação de formação docente, o estudo delineia-se como um estudo de caso e se propõe a analisar as respostas obtidas com os professores cursistas. Essa análise se encontra fundamentada em estudos que compreendem a aprendizagem como um processo construtivista, dialogado e complexo, segundo Piaget, Freire e Morin. Alguns resultados apresentados são a solicitação dos professores por formação docente, a necessidade de supervisão escolar como um elemento transformador na sala de aula e a carência da formação da graduação de um licenciado quanto a realidade de aula. Esses resultados parecem indicar que a formação docente é mais do que fazer mas sim ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Silva De Bona, IFRS - Campus Osório

Professora de Matematica

Doutora em informática na Educação

Mestre no Ensino de Matemática

Pos_Doutora em Psicologia do Desenvolveimento e da Aprendizagem

Glaucia Marcon, Professora de Geografia e Supervisora da Escola Estadual General Osorio - Rs


Licenciada em Geografia pela Faculdade Cenecista de Osório, Pós graduando em Coordenação Pedagógica pela Ufrgs. Coordenadora Pedagógica da EEEF General Osório e regente de classe.

Silvana Pires Silveira, Coordenadora e formadora do NTE ( Núcleo de tecnologia Educacional) - 11ª CRE.

Atualmente estou Coordenadora e formadora do NTE ( Núcleo de tecnologia Educacional) - 11ª CRE.
Tenho especialização em: Novas Abordagens em Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa ( FACOS) e em Informática Educativa ( UFRGS).

Silvana Medeiros, Professora da Rede Estadual do RS - Colégio General Osorio RS


Licenciatura Plena em Letras-Facos
Regente de classe na EEEF General Osório

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

DE BONA, A. S.; MARCON, G.; SILVEIRA, S. P.; MEDEIROS, S. Formação Docente: um processo permanente e atual. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 14–24, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.14-24.389. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/389. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.