Facebook: um espaço de aprendizagem digital cooperativo de Matemática

Autores

  • Aline Silva De Bona IFRS - Campus Osório
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso UFRGS- IM
  • Léa da Cruz Fagundes UFRGS - LEC

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.10.2013.76-94.124

Palavras-chave:

Espaço de Aprendizagem Digital. Aprendizagem Cooperativa. Educação Matemática. Facebook. Redes Sociais.

Resumo

Esse trabalho relata uma pesquisa-ação sobre a adequação da rede social vinculada ao conceito de espaço de aprendizagem digital cooperativo da Matemática. Tomando cooperação como conceito central, fundamentado nos Estudos Sociológicos de Jean Piaget, o objetivo deste artigo é aplicar o conceito de espaço de aprendizagem digital à rede social Facebook. O trabalho desenvolvido com essa rede social está alicerçado no tripé: ações cooperativas entre os estudantes, método de trabalho colaborativo entre docente e estudantes e no diálogo. Um dos resultados desta pesquisa-ação, realizada com 26 estudantes do ensino médio integrado em informática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório durante os semestres letivos de 2011/01, 2011/2 e 2012/1, é o envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem dos conceitos de Matemática através das listas do Facebook. Observamos que esse envolvimento tem provocado também o cuidado dos estudantes com a correta resolução matemática dos problemas cotidianos que os próprios estudantes se propõem a resolver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Silva De Bona, IFRS - Campus Osório

Professora de Matemática

Downloads

Publicado

2013-10-11

Como Citar

De Bona, A. S., Basso, M. V. de A., & Fagundes, L. da C. (2013). Facebook: um espaço de aprendizagem digital cooperativo de Matemática. Revista Thema, 10(1), 76-94. https://doi.org/10.15536/thema.10.2013.76-94.124

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)