Facebook: um espaço de aprendizagem digital cooperativo de Matemática

Authors

  • Aline Silva De Bona IFRS - Campus Osório
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso UFRGS- IM
  • Léa da Cruz Fagundes UFRGS - LEC

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.10.2013.76-94.124

Keywords:

Espaço de Aprendizagem Digital. Aprendizagem Cooperativa. Educação Matemática. Facebook. Redes Sociais.

Abstract

Esse trabalho relata uma pesquisa-ação sobre a adequação da rede social vinculada ao conceito de espaço de aprendizagem digital cooperativo da Matemática. Tomando cooperação como conceito central, fundamentado nos Estudos Sociológicos de Jean Piaget, o objetivo deste artigo é aplicar o conceito de espaço de aprendizagem digital à rede social Facebook. O trabalho desenvolvido com essa rede social está alicerçado no tripé: ações cooperativas entre os estudantes, método de trabalho colaborativo entre docente e estudantes e no diálogo. Um dos resultados desta pesquisa-ação, realizada com 26 estudantes do ensino médio integrado em informática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório durante os semestres letivos de 2011/01, 2011/2 e 2012/1, é o envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem dos conceitos de Matemática através das listas do Facebook. Observamos que esse envolvimento tem provocado também o cuidado dos estudantes com a correta resolução matemática dos problemas cotidianos que os próprios estudantes se propõem a resolver.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Aline Silva De Bona, IFRS - Campus Osório

Professora de Matemática

Published

2013-10-11

How to Cite

DE BONA, A. S.; BASSO, M. V. de A.; FAGUNDES, L. da C. Facebook: um espaço de aprendizagem digital cooperativo de Matemática. Revista Thema, Pelotas, v. 10, n. 1, p. 76–94, 2013. DOI: 10.15536/thema.10.2013.76-94.124. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/124. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas

Most read articles by the same author(s)