O estudo e o ensino da sequência de Fibonacci numa abordagem atualizada

Autores/as

  • Arlem Atanazio dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE,
  • Francisco Régis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.42-53.357

Palabras clave:

estudo e ensino de matemática, sequência de Fibonacci, atividades históricas.

Resumen

O presente artigo apresentam certas concepções relativas ao estudo e ensino da História da Matemática que evidenciam um caráter de proficuidade para o professor que pretende explorar a dimensão histórica da Sequência de Fibonacci, em sala de aula. Assim, apresenta as etapas de seleção, organização e aplicação de atividades voltadas para a sala de aula, afetado por um enfoque histórico, epistemológico e matemático. Finaliza, pois, apresentando uma proposta teórica de atividade histórica, destacando como esta foi organizada de acordo com seus objetivos, procedimentos de execução, bem como eventuais discussões; numa visão de integração dos elementos históricos, epistemológicos e matemáticos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Arlem Atanazio dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE,

Professor de Matemática da Secretária de Educação do Estado do Ceará-SEDUC-CE e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-PGECM/IFCE.E-mail:arlem_mat@yahoo.com.br

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-PGECM/IFCE. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. ENCIMA/UFC.E-mail:fregis@ifce.edu.br

Publicado

2016-09-24

Cómo citar

SANTOS, A. A. dos; ALVES, F. R. V. O estudo e o ensino da sequência de Fibonacci numa abordagem atualizada. Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 2, p. 42–53, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.42-53.357. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/357. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>