Uma experiência num curso de Licenciatura em Matemática: Engenharia Didática com o tema Equações Quadráticas

Autores/as

  • Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Juazeiro do Norte
  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.43-62.323

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Equações Quadráticas, Engenharia Didática, Interpretação Geométrica

Resumen

Neste artigo discutimos uma metodologia para resolução de equações quadráticas com viés geométrico, através do Método de Descartes e do Método das Semicircunferências Tangentes. Estes modelos tratam da localização dos zeros de equações quadráticas através de elementos da Geometria Plana. Ademais, apresentamos uma proposta de Engenharia Didática, enquanto metodologia de ensino, cujo objetivo maior é favorecer o professor de Matemática da Educação Básica, auxiliando na diversificação das aulas, mostrando o enlace que existe entre Álgebra e Geometria. A descrição das etapas da Engenharia Didática prevê explorar os aspectos investigativos no estudante possibilitando a experimentação matemática através de situações didáticas de ensino, inclusive com uso recursos tecnológicos utilizando o software GeoGebra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-02-23

Cómo citar

FERREIRA, G. S. S.; ALVES, F. R. V. Uma experiência num curso de Licenciatura em Matemática: Engenharia Didática com o tema Equações Quadráticas. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 43–62, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.43-62.323. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/323. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2