A estruturação de subprojetos de Química do Pibid na forma de uma Comunidade de Prática: vivências desse modo de formação de professores no Rio Grande do Sul

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.636-652.1497

Palabras clave:

Pibid, comunidades de prática, formação de professores, mediação, Educação Química.

Resumen

Este artigo relata investigação sobre subprojetos de Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, em Instituições de Ensino Superior no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram analisados depoimentos de licenciandos, coordenadores de área e professores de Química egressos do programa. Buscou-se responder à seguinte pergunta: De que modo a participação no Pibid, na forma de uma Comunidade de Prática, impacta na formação e na prática docente de professores de Química no Estado do Rio Grande do Sul? Os dados de pesquisa foram produzidos por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, cujas respostas foram tratadas pela Análise Textual Discursiva. A análise realizada das respostas permite afirmar que as ações realizadas no âmbito do Pibid atuam na forma de comunidades de prática, pois sua organização interna e seus resultados se equiparam com os pressupostos teóricos desse modo de ação formativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, IFSul

Professor de Química,

doutor em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS,

coordenador do 35º Encontro de Debates sobre Ensino de Química - EDEQ,

professor de Química do IFSul,

coordenador da pós-graduação no campus Novo Hamburgo,

professor permanente no PPGECE - FURG

Maurivan Güntzel Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor de Química

doutor em Educação

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática na PUCRS

Publicado

2019-10-31

Cómo citar

RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M. G. A estruturação de subprojetos de Química do Pibid na forma de uma Comunidade de Prática: vivências desse modo de formação de professores no Rio Grande do Sul. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 636–652, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.636-652.1497. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1497. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas