A estruturação de subprojetos de Química do Pibid na forma de uma Comunidade de Prática: vivências desse modo de formação de professores no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.636-652.1497Palabras clave:
Pibid, comunidades de prática, formação de professores, mediação, Educação Química.Resumen
Este artigo relata investigação sobre subprojetos de Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, em Instituições de Ensino Superior no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram analisados depoimentos de licenciandos, coordenadores de área e professores de Química egressos do programa. Buscou-se responder à seguinte pergunta: De que modo a participação no Pibid, na forma de uma Comunidade de Prática, impacta na formação e na prática docente de professores de Química no Estado do Rio Grande do Sul? Os dados de pesquisa foram produzidos por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, cujas respostas foram tratadas pela Análise Textual Discursiva. A análise realizada das respostas permite afirmar que as ações realizadas no âmbito do Pibid atuam na forma de comunidades de prática, pois sua organização interna e seus resultados se equiparam com os pressupostos teóricos desse modo de ação formativa.Descargas
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