A estruturação de subprojetos de Química do Pibid na forma de uma Comunidade de Prática: vivências desse modo de formação de professores no Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.636-652.1497

Palavras-chave:

Pibid, comunidades de prática, formação de professores, mediação, Educação Química.

Resumo

Este artigo relata investigação sobre subprojetos de Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, em Instituições de Ensino Superior no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram analisados depoimentos de licenciandos, coordenadores de área e professores de Química egressos do programa. Buscou-se responder à seguinte pergunta: De que modo a participação no Pibid, na forma de uma Comunidade de Prática, impacta na formação e na prática docente de professores de Química no Estado do Rio Grande do Sul? Os dados de pesquisa foram produzidos por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, cujas respostas foram tratadas pela Análise Textual Discursiva. A análise realizada das respostas permite afirmar que as ações realizadas no âmbito do Pibid atuam na forma de comunidades de prática, pois sua organização interna e seus resultados se equiparam com os pressupostos teóricos desse modo de ação formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, IFSul

Professor de Química,

doutor em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS,

coordenador do 35º Encontro de Debates sobre Ensino de Química - EDEQ,

professor de Química do IFSul,

coordenador da pós-graduação no campus Novo Hamburgo,

professor permanente no PPGECE - FURG

Maurivan Güntzel Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor de Química

doutor em Educação

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática na PUCRS

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

RIBEIRO, M. E. M.; RAMOS, M. G. A estruturação de subprojetos de Química do Pibid na forma de uma Comunidade de Prática: vivências desse modo de formação de professores no Rio Grande do Sul. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 636–652, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.636-652.1497. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1497. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas