Reflexos do Pibid

aprendizagens docentes dos supervisores

Autores/as

  • Luiz Marcelo Darroz UPF

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.517-530.1355

Palabras clave:

Pibid. Supervisor. Aprendizagem docente. Reflexos do Pibid.

Resumen

Apresentam-se, neste trabalho, os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada junto a um grupo de professores de Física da rede pública estadual que participaram do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) implementado numa universidade do Norte do Rio Grande do Sul. A investigação buscou evidenciar aprendizagens docentes desenvolvidas/ampliadas nos pesquisados durante sua participação no programa. Para a coleta de dados, fez-se uso de entrevistas semiestruturadas que foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A partir dos materiais coletados, realizou-se uma análise textual discursiva dos dados, tendo como categorias a priori uma adaptação dos Focos da Aprendizagem Docente. Os resultados apontam que, ao participar das atividades do Pibid, os professores ampliaram suas aprendizagens relacionadas à docência, demonstrando, dessa forma, que a formação docente deve estar centrada na troca de experiências, na análise de casos concretos do cotidiano escolar e em momentos reservados para o planejamento e para a reflexão acerca das atividades profissionais.

Palavras-chave: Pibid; supervisor; aprendizagem docente; reflexos do Pibid.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Marcelo Darroz, UPF

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Mestre em Ensino de Física. Especialista em Física. Graduado em MATEMÁTICA LP e Licenciado em Física. Atualmente é professor e diretor do Insituto De Ciências Exatas e Geociênciasda Universidade de Passo Fundo. Ainda, atua como docente permente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Também é professor de física  no Colégio Notre Dame Passo Fundo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, astronomia, aprendizagem significativa, formação de professores e ensino de ciências na educação básica.

Publicado

2021-10-07

Cómo citar

DARROZ, L. M. Reflexos do Pibid: aprendizagens docentes dos supervisores. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 3, p. 517–530, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.517-530.1355. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1355. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas