Reflexos do Pibid

aprendizagens docentes dos supervisores

Autores

  • Luiz Marcelo Darroz UPF

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.517-530.1355

Palavras-chave:

Pibid. Supervisor. Aprendizagem docente. Reflexos do Pibid.

Resumo

Apresentam-se, neste trabalho, os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada junto a um grupo de professores de Física da rede pública estadual que participaram do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) implementado numa universidade do Norte do Rio Grande do Sul. A investigação buscou evidenciar aprendizagens docentes desenvolvidas/ampliadas nos pesquisados durante sua participação no programa. Para a coleta de dados, fez-se uso de entrevistas semiestruturadas que foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A partir dos materiais coletados, realizou-se uma análise textual discursiva dos dados, tendo como categorias a priori uma adaptação dos Focos da Aprendizagem Docente. Os resultados apontam que, ao participar das atividades do Pibid, os professores ampliaram suas aprendizagens relacionadas à docência, demonstrando, dessa forma, que a formação docente deve estar centrada na troca de experiências, na análise de casos concretos do cotidiano escolar e em momentos reservados para o planejamento e para a reflexão acerca das atividades profissionais.

Palavras-chave: Pibid; supervisor; aprendizagem docente; reflexos do Pibid.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Marcelo Darroz, UPF

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Mestre em Ensino de Física. Especialista em Física. Graduado em MATEMÁTICA LP e Licenciado em Física. Atualmente é professor e diretor do Insituto De Ciências Exatas e Geociênciasda Universidade de Passo Fundo. Ainda, atua como docente permente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Também é professor de física  no Colégio Notre Dame Passo Fundo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, astronomia, aprendizagem significativa, formação de professores e ensino de ciências na educação básica.

Downloads

Publicado

2021-10-07

Como Citar

DARROZ, L. M. Reflexos do Pibid: aprendizagens docentes dos supervisores. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 3, p. 517–530, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.517-530.1355. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1355. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas