A importância do trabalho com projetos na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um relato a partir de experiências vivenciadas utilizando a contação de histórias

Autores

  • Ilda Renata da Silva Agliardi Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia, do Rio Grande do Sul,campus Osório.
  • Aline Silva De Bona Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Osório

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.948-955.1349

Palavras-chave:

Planejamento, trabalho com projetos, contação de histórias.

Resumo

O texto que segue apresenta um relato sobre os temas planejamento e trabalho com projetos ilustrados a partir da experiência de uma aluna do curso de Pedagogia em seus estágios curriculares obrigatórios. A contação de histórias foi utilizada como temática em suas propostas. Entrelaçando estudos com os momentos experienciados de prática docente, é possível identificar a importância do planejamento para o professor em sala de aula, bem como a importância do trabalho com projetos, a fim de contemplar os interesses dos alunos, do professor e do que se quer ensinar. Tanto na Educação Infantil como nos Anos iniciais do ensino Fundamental é essencial planejar o que e como fazer, levando em consideração as necessidades de aprendizagem dos alunos. O estudo se baseia em uma teoria que trata de planejamento e trabalho com projetos e também trabalhos e autores que abordam a importância da leitura e da presença da literatura infantil na sala de aula. A partir do texto e das experiências citadas, fica nítida a importância de planejar, pois, é através do planejamento, que o educador pode ajustar sua metodologia, observar o que deu certo e foi aprovado pelos alunos e se necessário fazer adaptações. Os projetos são um meio de trabalhar diversos assuntos e conteúdos partindo de um tema, como aqui exemplificado, através contação de histórias. Planejar implica um envolvimento e comprometimento do professor para com os estudantes e para com sua ação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilda Renata da Silva Agliardi, Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia, do Rio Grande do Sul,campus Osório.

Pedagoga (UNICNEC), Estudante de Letras e especialista em Educação Básica e Profissional (IFRS).

Aline Silva De Bona, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Osório

Pós-doutora pela Usp. Docente de Matemática do IFRS/ Osório.

Downloads

Publicado

2020-01-14

Como Citar

AGLIARDI, I. R. da S.; DE BONA, A. S. A importância do trabalho com projetos na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um relato a partir de experiências vivenciadas utilizando a contação de histórias. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 4, p. 948–955, 2020. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.948-955.1349. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1349. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.