A forma da Terra no ensino fundamental: a qual fonte de informação os alunos outorgam maior autoridade epistêmica?
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1019-1033.980Keywords:
Autoridade epistêmica, forma da Terra, ensino fundamental II.Abstract
Recentemente, presenciou-se o episódio veiculado na internet sobre a Terra plana, levando à necessidade de se discutir o papel que a escola precisa exercer frente ao divulgado na mídia. Diante dessa problemática e da pertinência de fomentar o debate em torno das informações que circulam na mídia sobre conhecimentos já consolidados na Ciência, questiona-se se os professores de Ciências e Geografia têm trabalhado esse episódio denominado de “Terra plana” e de que forma os alunos participam da abordagem desse assunto em sala de aula. Para responder a esse questionamento, realizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica (livros didáticos) e empírica (professores e alunos), a fim de verificar como o episódio tem sido tratado na escola (ensino fundamental II) e qual a fonte recebe maior credibilidade sobre o assunto. Os resultados revelaram que poucos livros trazem explicações sobre o tema; que os alunos estabelecem pouca relação entre as informações veiculadas nos meios de comunicação e os conteúdos escolares; que os professores pouco utilizam a internet como possibilidade de estabelecer discussões em sala de aula; e que os alunos investigados inferem maior autoridade à informação trazida pelos livros didáticos em comparação com as demais fontes, como a internet, levando a concluir que esses materiais precisam trazer ao debate o episódio da Terra plana.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.