A forma da Terra no ensino fundamental: a qual fonte de informação os alunos outorgam maior autoridade epistêmica?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1019-1033.980

Palabras clave:

Autoridade epistêmica, forma da Terra, ensino fundamental II.

Resumen

Recentemente, presenciou-se o episódio veiculado na internet sobre a Terra plana, levando à necessidade de se discutir o papel que a escola precisa exercer frente ao divulgado na mídia. Diante dessa problemática e da pertinência de fomentar o debate em torno das informações que circulam na mídia sobre conhecimentos já consolidados na Ciência, questiona-se se os professores de Ciências e Geografia têm trabalhado esse episódio denominado de “Terra plana” e de que forma os alunos participam da abordagem desse assunto em sala de aula. Para responder a esse questionamento, realizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica (livros didáticos) e empírica (professores e alunos), a fim de verificar como o episódio tem sido tratado na escola (ensino fundamental II) e qual a fonte recebe maior credibilidade sobre o assunto. Os resultados revelaram que poucos livros trazem explicações sobre o tema; que os alunos estabelecem pouca relação entre as informações veiculadas nos meios de comunicação e os conteúdos escolares; que os professores pouco utilizam a internet como possibilidade de estabelecer discussões em sala de aula; e que os alunos investigados inferem maior autoridade à informação trazida pelos livros didáticos em comparação com as demais fontes, como a internet, levando a concluir que esses materiais precisam trazer ao debate o episódio da Terra plana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Ensin de Ciências

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Leticia Tyburski, Acadêmica do Curso de Física da Universidade de Passo Fundo

Acadêmica do Curso de Física da Universidade de Passo Fundo

Publicado

2018-08-14

Cómo citar

ROSA, C. T. W. da; DARROZ, L. M.; TYBURSKI, L. A forma da Terra no ensino fundamental: a qual fonte de informação os alunos outorgam maior autoridade epistêmica?. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 3, p. 1019–1033, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1019-1033.980. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/980. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas