Altas diluições no rendimento de rúcula, salsa e Gypsophila elegans
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.521-530.873Keywords:
Eruca sativa, Petroselinum crispum, Gypsophila elegans, homeopatia, agroecologiaAbstract
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de altas diluições de calcário de conchas, Natrum muriaticum, Sulphur, trigo mourisco ou sarraceno (Fagopyrum esculentum), nitrato de cálcio, sulfatos de potássio e zinco, sobre a altura de plantas, massa fresca e seca de folhas de rúcula, salsa e mosquitinho, Gypsophila elegans, e notas de maturação e qualidade de G. elegans. O estudo foi conduzido em casa de vegetação nos anos de 2016 e 2017, na Epagri/Estação Experimental de Ituporanga, SC, em parceria com o Laboratório de Homeopatia e Saúde Vegetal da Epagri/ Estação Experimental de Lages, SC. Os tratamentos foram substâncias em altas diluições aplicadas na água de irrigação a 0,1% na 6CH, de calcário de conchas, Natrum muriaticum, Sulphur, trigo mourisco, nitrato de cálcio, sulfatos de potássio e zinco e testemunha sem aplicação. A altura de plantas e a massa fresca de folhas de rúcula foram incrementadas por sulfato de potássio e zinco 6CH. A altura de plantas, massa fresca e seca de folhas de salsa e mosquitinho não foram influenciadas pelos tratamentos. O número de hastes, a maturação e qualidades de plantas em mosquitinho também foram similares entre tratamentos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.