Educação Ambiental na escola: promovendo e valorizando o sujeito e o ambiente

Autores

  • Lilian Natani Rosa da Silva Prefeitura de Butiá
  • Patricia Mendes Calixto IFSul - Campus Charqueadas

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.25-36.402

Palavras-chave:

Educação Ambiental

Resumo

Este trabalho versa sobre o projeto “Pensando o Ambiente” cujo objetivo foi o desenvolvimento de sujeitos ecológicos a partir da prática da educação ambiental na escola. O processo ocorreu em encontros semanais, no turno inverso, com sessenta estudantes das séries finais do ensino fundamental da escola Municipal Engenheiro José Blaha, no município de Butiá/RS. Tratou-se das problemáticas ambientais em âmbito local, a partir da corrente crítica, proposta por Loureiro (2004). Para tanto, foram realizadas atividades teóricas e práticas com o tema meio ambiente. Buscou-se a identificação das principais vulnerabilidades ambientais e sociais presentes no Bairro Charrua, através de pesquisa bibliográfica e saídas de campo. As atividades ocorreram entre os meses de maio a novembro de 2014, que incluíram visitas a comunidade e aos municípios limítrofes. Na etapa final, os participantes foram entrevistados e analisou-se as principais mudanças observadas no âmbito escolar, na comunidade, e, em si mesmos. A metodologia para avaliação das ações foi qualitativa. Dentre os resultados, os estudantes manifestaram que a principal mudança é, hoje, a valorização de si mesmos e de sua comunidade. Isto foi possível pelas oportunidades de observar, refletir e analisar as condições locais nas quais estão inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Mendes Calixto, IFSul - Campus Charqueadas

Geógrafa, especialista em Educação, mestre e doutora em Educação Ambiental. Professora do ensino médio, técnico e tecnológico do IFSul.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

da Silva, L. N. R., & Calixto, P. M. (2017). Educação Ambiental na escola: promovendo e valorizando o sujeito e o ambiente. Revista Thema, 14(2), 25–36. https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.25-36.402

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.