O papel do/a docente para a formação integral de estudantes participantes de projetos extraclasse de Educação Física do Instituto Federal Sul-rio-grandense - campus Pelotas
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3944Palavras-chave:
Prática pedagógica, Formação integral, ExtraclasseResumo
RESUMO
O presente artigo apresenta a análise realizada em uma pesquisa de mestrado sobre o papel do/a docente responsável pelas atividades extraclasse de Educação Física na formação integral de estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Pelotas. Para analisar as entrevistas, realizadas com três docentes responsáveis por projetos de ensino extraclasse de Educação Física, foi utilizada a Análise Textual Discursiva, tendo o Materialismo Histórico-Dialético como referencial teórico-metodológico. O movimento dialético possibilita afirmar que os projetos extraclasse desenvolvem experiências relacionadas à coletividade, auxiliam na promoção da criticidade e, por meio do vínculo proporcionado, resultam no pertencimento dos/as estudantes. Assim, o papel do/a docente é fundamental para o fomento dessas experiências, contribuindo para a formação integral dos/as estudantes.
Palavras-chave: prática pedagógica; formação integral; extraclasse.
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