O papel do/a docente para a formação integral de estudantes participantes de projetos extraclasse de Educação Física do Instituto Federal Sul-rio-grandense - campus Pelotas

Autores

  • Carla Adriana Silva Silveira Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul
  • Luciane Albernaz de Araujo Freitas Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul
  • Fabiana Celente Montiel Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3944

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Formação integral, Extraclasse

Resumo

RESUMO

O presente artigo apresenta a análise realizada em uma pesquisa de mestrado sobre o papel do/a docente responsável pelas atividades extraclasse de Educação Física na formação integral de estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Pelotas. Para analisar as entrevistas, realizadas com três docentes responsáveis por projetos de ensino extraclasse de Educação Física, foi utilizada a Análise Textual Discursiva, tendo o Materialismo Histórico-Dialético como referencial teórico-metodológico. O movimento dialético possibilita afirmar que os projetos extraclasse desenvolvem experiências relacionadas à coletividade, auxiliam na promoção da criticidade e, por meio do vínculo proporcionado, resultam no pertencimento dos/as estudantes. Assim, o papel do/a docente é fundamental para o fomento dessas experiências, contribuindo para a formação integral dos/as estudantes.

Palavras-chave: prática pedagógica; formação integral; extraclasse.

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Biografia do Autor

Carla Adriana Silva Silveira, Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul

Mestra em Educação no PPGEdu - Programa de Pós Graduação em Educação e Tecnologia no Instituto Federal de Educação Sul Riograndense- Campus Pelotas -RS (2019-2022); Possui pós-graduação Latu sensu em Metologia do Ensino de Educação Física e Esporte, na Portal Faculdades (2008). Sendo graduada na Escola Superior de Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2006), atuando principalmente nos seguintes temas: terceira idade, hidroginástica, atividade física, experiência profissional em educação para qualidade e estilo de vida e saúde do trabalhador, bem como, na condução de aulas de Hatha yoga. Atuação na realização de Palestras Preventivas e Educativas, bem como oficinas de saúde com os temas: Colesterol, Diabetes e Doenças Cardiovasculares, Atividade Física e Estilo de Vida Saudável e Postura Corporal e Atividade Física. Experiência profissional ao longo de oito anos, como entrevistadora de um diagnóstico de saúde e estilo de vida de trabalhadores da Indústria do estado do Rio Grande do Sul, bem como a realização de avaliação antropométrica e sequente orientação para atividades físicas e estilo de vida saudável desses. Experiência com aulas de treinamento Funcional, Musculação e treinamento aeróbio para Crianças, Jovens, Adultos e Idosos. Professora de ginástica laboral durante quatro anos.Experiência como entrevistadora e avaliadora física pelo Projeto Esporte rio Grande do Sul coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com apoio financeiro do Ministério do Esporte, 2004.Atuou como educadora física na equipe profissional multidisciplinar no Núcleo de Apoio à Saúde da Família- Atenção Básica ( NASF- AB) regido pelo Ministério da Saúde. Trabalha com reforço muscular com pacientes em tratamente pós AVC, Parkinson e Hidrocefália. Atualmente coordena o programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no SUS, no município de Pedro Osório-RS, atuante na condução das práticas do Yoga, nas terapias de Auriculoterapia e Meditação nos grupos de saúde mental. http://lattes.cnpq.br/2279197114583597

 

Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul

Possui graduação em Pedagogia (2001), com habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e graduação em Pedagogia (1993) com habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas de Segundo Grau e Magistério em Classes de Excepcionais (Deficiente Mental) pela UCPel, Especialização em Metodologia do Ensino (UCPel), Mestrado em Desenvolvimento Social (UCPel) e Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora titular do Instituto Federal Sul- Rio-Grandense, Atua em pesquisas na área da Educação Ambiental, de Formação Docente e de Políticas Públicas em Educação, com ênfase na tríade Educação, Trabalho e Cultura tendo como aporte teórico o materialismo histórico e dialético, sobretudo nos estudos gramscianos. É líder d Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação (EM_Edu). http://lattes.cnpq.br/8545354133074785

 

Fabiana Celente Montiel, Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2019). - Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas, atuando nos cursos de Ensino Médio Integrado e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de pesquisa, estudos, reflexões e diálogos sobre Educação - Utopia. Desenvolve pesquisa na área da Educação Física e Educação com foco na formação e atuação de docentes e demais servidores/as da Educação, a partir de pressupostos freirianos. http://lattes.cnpq.br/7208001902484898

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Publicado

2025-10-16

Como Citar

SILVEIRA, C. A. S.; FREITAS, L. A. de A.; CELENTE MONTIEL, F. . O papel do/a docente para a formação integral de estudantes participantes de projetos extraclasse de Educação Física do Instituto Federal Sul-rio-grandense - campus Pelotas. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–15, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3944. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3944. Acesso em: 13 nov. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas