THE ROLE OF TEACHERS IN THE COMPREHENSIVE TRAINING OF STUDENTS PARTICIPATING IN EXTRA CLASS PHYSICAL EDUCATION PROJECTS AT IFSUL/PELOTAS CAMPUS

Authors

  • Carla Adriana Silva Silveira Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul
  • Luciane Albernaz de Araujo Freitas Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul
  • Fabiana Celente Montiel Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3944

Keywords:

Pedagogical practice, Comprehensive training, Extra class

Abstract

ABSTRACT

This article presents the analysis carried out in a master's research on the role of teachers responsible for extracurricular Physical Education activities in the comprehensive training of students at Instituto Federal Sul-rio-grandense - Pelotas. Having Dialectical Historical Materialism as a theoretical-methodological reference, the Discursive Textual Analysis was used to analyze the interviews conducted with three teachers in charge of extracurricular teaching projects in Physical Education. The dialectical movement has made it possible to state that the extracurricular projects enhance community-related experiences, help promote criticality and, by means of the bond provided, result in students' sense of belonging. Hence, the teacher’s role is fundamental for fostering these experiences, thus contributing to students’ comprehensive training.

Keywords: pedagogical practice; comprehensive training; extra class.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carla Adriana Silva Silveira, Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul

Mestra em Educação no PPGEdu - Programa de Pós Graduação em Educação e Tecnologia no Instituto Federal de Educação Sul Riograndense- Campus Pelotas -RS (2019-2022); Possui pós-graduação Latu sensu em Metologia do Ensino de Educação Física e Esporte, na Portal Faculdades (2008). Sendo graduada na Escola Superior de Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2006), atuando principalmente nos seguintes temas: terceira idade, hidroginástica, atividade física, experiência profissional em educação para qualidade e estilo de vida e saúde do trabalhador, bem como, na condução de aulas de Hatha yoga. Atuação na realização de Palestras Preventivas e Educativas, bem como oficinas de saúde com os temas: Colesterol, Diabetes e Doenças Cardiovasculares, Atividade Física e Estilo de Vida Saudável e Postura Corporal e Atividade Física. Experiência profissional ao longo de oito anos, como entrevistadora de um diagnóstico de saúde e estilo de vida de trabalhadores da Indústria do estado do Rio Grande do Sul, bem como a realização de avaliação antropométrica e sequente orientação para atividades físicas e estilo de vida saudável desses. Experiência com aulas de treinamento Funcional, Musculação e treinamento aeróbio para Crianças, Jovens, Adultos e Idosos. Professora de ginástica laboral durante quatro anos.Experiência como entrevistadora e avaliadora física pelo Projeto Esporte rio Grande do Sul coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com apoio financeiro do Ministério do Esporte, 2004.Atuou como educadora física na equipe profissional multidisciplinar no Núcleo de Apoio à Saúde da Família- Atenção Básica ( NASF- AB) regido pelo Ministério da Saúde. Trabalha com reforço muscular com pacientes em tratamente pós AVC, Parkinson e Hidrocefália. Atualmente coordena o programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no SUS, no município de Pedro Osório-RS, atuante na condução das práticas do Yoga, nas terapias de Auriculoterapia e Meditação nos grupos de saúde mental. http://lattes.cnpq.br/2279197114583597

 

Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul

Possui graduação em Pedagogia (2001), com habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e graduação em Pedagogia (1993) com habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas de Segundo Grau e Magistério em Classes de Excepcionais (Deficiente Mental) pela UCPel, Especialização em Metodologia do Ensino (UCPel), Mestrado em Desenvolvimento Social (UCPel) e Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora titular do Instituto Federal Sul- Rio-Grandense, Atua em pesquisas na área da Educação Ambiental, de Formação Docente e de Políticas Públicas em Educação, com ênfase na tríade Educação, Trabalho e Cultura tendo como aporte teórico o materialismo histórico e dialético, sobretudo nos estudos gramscianos. É líder d Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação (EM_Edu). http://lattes.cnpq.br/8545354133074785

 

Fabiana Celente Montiel, Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2019). - Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas, atuando nos cursos de Ensino Médio Integrado e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de pesquisa, estudos, reflexões e diálogos sobre Educação - Utopia. Desenvolve pesquisa na área da Educação Física e Educação com foco na formação e atuação de docentes e demais servidores/as da Educação, a partir de pressupostos freirianos. http://lattes.cnpq.br/7208001902484898

Published

2025-10-16

How to Cite

SILVEIRA, C. A. S.; FREITAS, L. A. de A.; CELENTE MONTIEL, F. . THE ROLE OF TEACHERS IN THE COMPREHENSIVE TRAINING OF STUDENTS PARTICIPATING IN EXTRA CLASS PHYSICAL EDUCATION PROJECTS AT IFSUL/PELOTAS CAMPUS. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–15, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3944. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3944. Acesso em: 8 dec. 2025.

Issue

Section

Ciências Humanas