Engenharia Didática no contexto da Transição Complexa do Cálculo: aspectos epistemológicos e metodológicos sobre a noção de integração de funções
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.47-64.322Palavras-chave:
engenharia didática, transição complexa do cálculo, aspectos epistemológicos e metodológicos.Resumo
O presente trabalho apresenta uma análise epistemológica e implicações metodológicas teóricas com o assunto envolvendo a noção de integração de funções na variável complexa. Assim, diante do seu caráter reconhecidamente abstrato, apresenta alguns elementos clássicos constituintes de uma Engenharia Didática – ED. Isso posto, o trabalho discute ainda fatores que atuaram no sentido da consubstanciação de uma esfera de práticas investigativas no âmbito da Didática da Matemática - DM, com interesse declarado pelo ensino/aprendizagem e, como aplicação, aborda o caso da integral de Fresnel, com arrimo na Teoria das Situações Didáticas – TSD. De acordo com as características da ED, temos a possibilidade de buscar o acréscimo de conhecimentos didático-metodológicos sobre a noção de integração, tendo como cenário a Transição Complexa do Cálculo – TCC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.