A estruturação de subprojetos de Química do Pibid na forma de uma Comunidade de Prática: vivências desse modo de formação de professores no Rio Grande do Sul

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Maurivan Güntzel Ramos

Resumo


Este artigo relata investigação sobre subprojetos de Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, em Instituições de Ensino Superior no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram analisados depoimentos de licenciandos, coordenadores de área e professores de Química egressos do programa. Buscou-se responder à seguinte pergunta: De que modo a participação no Pibid, na forma de uma Comunidade de Prática, impacta na formação e na prática docente de professores de Química no Estado do Rio Grande do Sul? Os dados de pesquisa foram produzidos por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, cujas respostas foram tratadas pela Análise Textual Discursiva. A análise realizada das respostas permite afirmar que as ações realizadas no âmbito do Pibid atuam na forma de comunidades de prática, pois sua organização interna e seus resultados se equiparam com os pressupostos teóricos desse modo de ação formativa.

Palavras-chave


Pibid; comunidades de prática; formação de professores; mediação; Educação Química.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V16.2019.636-652.1497

Revista Thema

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


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