Grupos de estudos e pesquisas: espaços de formação e profissionalização docente

Autores

  • Dionara Teresinha Aragon Aseff UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE http://orcid.org/0000-0001-8289-1502
  • Sheyla Costa Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.213-227.780

Palavras-chave:

formação de professores, conviver espontâneo, narrativas

Resumo

Este estudo propõe uma reflexão acerca dos grupos de estudos e pesquisas que acolhem professores da educação básica, professores universitários e acadêmicos dos cursos de licenciatura de uma universidade pública federal do extremo sul do Brasil. O objetivo da pesquisa foi investigar como o linguajar e o emocionar que permeiam esses grupos, proliferam potencialidades na formação de professores e os mantêm ativos, no conviver espontâneo. A pesquisa narrativa foi a escolha metodológica, por acolher a experiência contada pelos coordenadores dos grupos, e com isso deixar emergir explicações sobre o fenômeno. Dos narrados, capturamos duas temáticas que serão discutidas nesse artigo: “a legitimação do líder e do outro e as relações desse emocionar com o planejamento e as práticas realizadas pelo grupo” e “a experiência das práticas de leitura e escrita nos grupos de estudos e pesquisas através da linguagem”. As narrativas apontam que o que mantém ativo os grupos de estudos e pesquisas é a possibilidade do encontro com a experiência dos seus integrantes, pelo linguajar e emocionar que proliferam potencialidades na formação de professores e na transformação do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dionara Teresinha Aragon Aseff, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ; Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação pela Universidade Federal de Santa Maria ; Especialização em Gestão de Pólos, pela Universidade Federal de Pelotas e Mestrado em Educação- Linha de Pesquisa: Universidade, Teoria e Prática- pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal do Pampa(UNIPAMPA), no curso de Licenciatura em Matemática e doutoranda do Programa de Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

 

Sheyla Costa Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Sheyla Costa Rodrigues é Pedagoga, com Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e o Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, lotada no Instituto de Educação. Desenvolve e orienta projetos de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Educação a Distância e Tecnologias Digitais.

 

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

ARAGON ASEFF, D. T.; RODRIGUES, S. C. Grupos de estudos e pesquisas: espaços de formação e profissionalização docente. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 213–227, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.213-227.780. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/780. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas