Componentes curriculares mediados na educação a distância do programa Profuncionário

Autores

  • Fernando Treptow Brod IFSul/CAVG http://orcid.org/0000-0002-5754-2869
  • Sheyla Costa Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Luciana Milcarek Instituto Federal do Paraná - IFPR

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.110-121.480

Palavras-chave:

Mediação Pedagógica, Educação a Distância, PROFUNCIONÁRIO

Resumo

O artigo problematiza o processo de mediação pedagógica realizado pelo tutor a distância do Programa PROFUNCIONÁRIO na Rede e-Tec Brasil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Nesse modelo de ensino, o tutor a distância é contratado para atuar, pelo período de dois anos, em todos os componentes curriculares de um curso técnico. Se, por um lado, isso permite-lhe conhecer a realidade de seus alunos; por outro, exige-lhe um esforço pedagógico de apropriação e mediação dos conteúdos específicos nos diversos componentes curriculares que integram os currículos de cada curso. Como procedimento metodológico, analisou-se as recorrências encontradas nos discursos dos tutores a distância por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), de Lefèvre e Lefèvre. O estudo aponta que uma rede de conversação recursiva entre o professor formador, o tutor a distância e o tutor presencial possibilita a apropriação de conhecimentos técnicos e específicos necessários ao processo de mediação pedagógica com os estudantes. Essa convivência, no caminho da constituição de um coletivo inteligente, contribui para profissionalizar o processo de mediação pedagógica na educação a distância do programa PROFUNCIONÁRIO

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Biografia do Autor

Fernando Treptow Brod, IFSul/CAVG

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Mestre em Educação em Ciências (FURG), Especialista em Planejamento e Administração em Informática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL, Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (UCPEL), com Aperfeiçoamento em Formação Pedagógica de Docentes pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFSul, lotado no Campus Visconde da Graça - CAVG. Professor pesquisador na educação profissional a distância da Rede e-Tec Brasil. Coordenador do Curso Técnico em Multimeios Didáticos no programa de Educação a Distância Profuncionário. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância - GPE@D. Desenvolve e orienta projetos de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e Tecnologias Digitais

Sheyla Costa Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pedagoga, com Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e o Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, lotada no Instituto de Educação. Desenvolve e orienta projetos de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Educação a Distância e Tecnologias Digitais

Luciana Milcarek, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Mestre em Engenharia da Produção, na Área de Tecnologias Educacionais com ênfase em Mídia e Conhecimento (UFSC). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR)

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Publicado

2017-08-05

Como Citar

BROD, F. T.; RODRIGUES, S. C.; MILCAREK, L. Componentes curriculares mediados na educação a distância do programa Profuncionário. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 3, p. 110–121, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.110-121.480. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/480. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas