Componentes curriculares mediados na educação a distância do programa Profuncionário
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.110-121.480Palabras clave:
Mediação Pedagógica, Educação a Distância, PROFUNCIONÁRIOResumen
O artigo problematiza o processo de mediação pedagógica realizado pelo tutor a distância do Programa PROFUNCIONÁRIO na Rede e-Tec Brasil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Nesse modelo de ensino, o tutor a distância é contratado para atuar, pelo período de dois anos, em todos os componentes curriculares de um curso técnico. Se, por um lado, isso permite-lhe conhecer a realidade de seus alunos; por outro, exige-lhe um esforço pedagógico de apropriação e mediação dos conteúdos específicos nos diversos componentes curriculares que integram os currículos de cada curso. Como procedimento metodológico, analisou-se as recorrências encontradas nos discursos dos tutores a distância por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), de Lefèvre e Lefèvre. O estudo aponta que uma rede de conversação recursiva entre o professor formador, o tutor a distância e o tutor presencial possibilita a apropriação de conhecimentos técnicos e específicos necessários ao processo de mediação pedagógica com os estudantes. Essa convivência, no caminho da constituição de um coletivo inteligente, contribui para profissionalizar o processo de mediação pedagógica na educação a distância do programa PROFUNCIONÁRIODescargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.