Grupos de estudos e pesquisas: espaços de formação e profissionalização docente

Autores/as

  • Dionara Teresinha Aragon Aseff UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE http://orcid.org/0000-0001-8289-1502
  • Sheyla Costa Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.213-227.780

Palabras clave:

formação de professores, conviver espontâneo, narrativas

Resumen

Este estudo propõe uma reflexão acerca dos grupos de estudos e pesquisas que acolhem professores da educação básica, professores universitários e acadêmicos dos cursos de licenciatura de uma universidade pública federal do extremo sul do Brasil. O objetivo da pesquisa foi investigar como o linguajar e o emocionar que permeiam esses grupos, proliferam potencialidades na formação de professores e os mantêm ativos, no conviver espontâneo. A pesquisa narrativa foi a escolha metodológica, por acolher a experiência contada pelos coordenadores dos grupos, e com isso deixar emergir explicações sobre o fenômeno. Dos narrados, capturamos duas temáticas que serão discutidas nesse artigo: “a legitimação do líder e do outro e as relações desse emocionar com o planejamento e as práticas realizadas pelo grupo” e “a experiência das práticas de leitura e escrita nos grupos de estudos e pesquisas através da linguagem”. As narrativas apontam que o que mantém ativo os grupos de estudos e pesquisas é a possibilidade do encontro com a experiência dos seus integrantes, pelo linguajar e emocionar que proliferam potencialidades na formação de professores e na transformação do sujeito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dionara Teresinha Aragon Aseff, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ; Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação pela Universidade Federal de Santa Maria ; Especialização em Gestão de Pólos, pela Universidade Federal de Pelotas e Mestrado em Educação- Linha de Pesquisa: Universidade, Teoria e Prática- pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal do Pampa(UNIPAMPA), no curso de Licenciatura em Matemática e doutoranda do Programa de Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

 

Sheyla Costa Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Sheyla Costa Rodrigues é Pedagoga, com Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e o Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, lotada no Instituto de Educação. Desenvolve e orienta projetos de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Educação a Distância e Tecnologias Digitais.

 

Publicado

2018-03-01

Cómo citar

ARAGON ASEFF, D. T.; RODRIGUES, S. C. Grupos de estudos e pesquisas: espaços de formação e profissionalização docente. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 213–227, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.213-227.780. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/780. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas