Gestor aprendente no ensino mediado pelas tecnologias digitais da informação e comunicação
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.105-121.439Palavras-chave:
Gestão escolar, Gerenciamento da Tecnologia para o EaD, Ensino superior, Experiência Docente.Resumo
Uma educação na qual as relações que envolvem o ensinar são progressivamente constituídas e potencializadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação, os Gestores da Educação devem refletir sobre sua atuação. Para isso, esse artigo estuda as compreensões dos sujeitos, envolvidos com a gestão do ensino mediado por tecnologias digitais orientados aos processos administrativos e como metodologia de ensino. Dessa forma analisamos a gestão sob as perspectivas do processo de capacitação de professores e da produção de material digital para o Ensino Mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Os registros foram obtidos por meio de entrevistas abertas e semiestruturadas. A investigação possui abordagem qualitativa e a metodologia de análise adotada é o Discurso do Sujeito Coletivo, por permitir a compreensão coletivizada das conversas. Os discursos anunciam práticas que se consubstanciam com as atividades administrativas e pedagógicas, relatando: contrariedade, desconhecimento e divergências. Observamos sistemicamente um planejamento indefinido para ações que envolvem a modalidade de ensino semipresencial e a verificação de seus impactos na Instituição.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.