Uma prática pedagógica articulando conceitos geométricos, didáticos e ferramentas tecnológicas
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.67-76.471Palavras-chave:
Formação do professor, Matemática, PlanejamentoResumo
Discussões sobre práticas pedagógicas em que conteúdos são apresentados dissociados entre teoria e prática têm nos provocado a repensar a formação inicial de professores. Nesse sentido, este trabalho aborda as compreensões dos licenciandos em matemática acerca de uma prática pedagógica que articula conceitos geométricos, didáticos e ferramentas tecnológicas. Tal prática foi realizada por três docentes das disciplinas de Didática, Geometria Dinâmica II e Tecnologias Aplicada à Educação Matemática I. Os licenciandos registraram suas impressões sobre a experiência vivenciada em um fórum no ambiente virtual. Para analisar estes registros foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo a fim de compreender o sentido das falas presentes nos discursos dos licenciandos, estabelecendo categorias que resultaram em dois discursos coletivos: “Potencialidades e limites do projeto de integração” e “Desafios de elaborar estratégias de ensino vinculando geometria com tecnologia”. Os discursos apontam que os licenciandos, apesar das dificuldades, percebem a importância das tecnologias digitais perpassadas a prática pedagógica a fim de ressignificar o ensinar e o aprender matemática.Downloads
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