Uma prática pedagógica articulando conceitos geométricos, didáticos e ferramentas tecnológicas

Autores

  • Daniel da Silva Silveira Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências http://orcid.org/0000-0002-1195-2117
  • Tanise Paula Novello Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
  • Débora Pereira Laurino Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.67-76.471

Palavras-chave:

Formação do professor, Matemática, Planejamento

Resumo

Discussões sobre práticas pedagógicas em que conteúdos são apresentados dissociados entre teoria e prática têm nos provocado a repensar a formação inicial de professores. Nesse sentido, este trabalho aborda as compreensões dos licenciandos em matemática acerca de uma prática pedagógica que articula conceitos geométricos, didáticos e ferramentas tecnológicas. Tal prática foi realizada por três docentes das disciplinas de Didática, Geometria Dinâmica II e Tecnologias Aplicada à Educação Matemática I. Os licenciandos registraram suas impressões sobre a experiência vivenciada em um fórum no ambiente virtual. Para analisar estes registros foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo a fim de compreender o sentido das falas presentes nos discursos dos licenciandos, estabelecendo categorias que resultaram em dois discursos coletivos: “Potencialidades e limites do projeto de integração” e “Desafios de elaborar estratégias de ensino vinculando geometria com tecnologia”. Os discursos apontam que os licenciandos, apesar das dificuldades, percebem a importância das tecnologias digitais perpassadas a prática pedagógica a fim de ressignificar o ensinar e o aprender matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel da Silva Silveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

Licenciado em Matemática e Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Tanise Paula Novello, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

Licenciada em Matemática, Mestra e Doutora em Educação Ambiental, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Débora Pereira Laurino, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

2017-08-05

Como Citar

SILVEIRA, D. da S.; NOVELLO, T. P.; LAURINO, D. P. Uma prática pedagógica articulando conceitos geométricos, didáticos e ferramentas tecnológicas. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 3, p. 67–76, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.67-76.471. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/471. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.