Gestor aprendente no ensino mediado pelas tecnologias digitais da informação e comunicação

Autores

  • César Costa Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)
  • Débora Pereira Laurino Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.105-121.439

Palavras-chave:

Gestão escolar, Gerenciamento da Tecnologia para o EaD, Ensino superior, Experiência Docente.

Resumo

Uma educação na qual as relações que envolvem o ensinar são progressivamente constituídas e potencializadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação, os Gestores da Educação devem refletir sobre sua atuação. Para isso, esse artigo estuda as compreensões dos sujeitos, envolvidos com a gestão do ensino mediado por tecnologias digitais orientados aos processos administrativos e como metodologia de ensino. Dessa forma analisamos a gestão sob as perspectivas do processo de capacitação de professores e da produção de material digital para o Ensino Mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Os registros foram obtidos por meio de entrevistas abertas e semiestruturadas. A investigação possui abordagem qualitativa e a metodologia de análise adotada é o Discurso do Sujeito Coletivo, por permitir a compreensão coletivizada das conversas. Os discursos anunciam práticas que se consubstanciam com as atividades administrativas e pedagógicas, relatando: contrariedade, desconhecimento e divergências. Observamos sistemicamente um planejamento indefinido para ações que envolvem a modalidade de ensino semipresencial e a verificação de seus impactos na Instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Costa Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS, graduado em Engenharia Elétrica pela UCPEL. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSUL. Desenvolve pesquisa em nível de doutorado na FURG em informática na educação, ensino mediado por tecnologia, formação de professores e gestão da educação.

Débora Pereira Laurino, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Informática na Educação, mestre em Ciências da Computação, ambos pela UFRGS/Brasil, graduada em Matemática Licenciatura pela FURG. Professora do Ensino Superior. Desenvolve pesquisa em informática na educação, educação a distância e formação de professores.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

MACHADO, C. C.; LAURINO, D. P. Gestor aprendente no ensino mediado pelas tecnologias digitais da informação e comunicação. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 105–121, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.105-121.439. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/439. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas