Validação de uma Tecnologia Cuidativo-Educacional (jogo de tabuleiro) para crianças com Transtorno do Espectro Autista
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.593-606.3266Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Jogo de Tabuleiro, ValidaçãoResumo
Os jogos de tabuleiro vêm ganhando destaque quando utilizados como terapias pois auxiliam no desenvolvimento da autonomia das crianças autistas. Dessa forma, observando as principais dificuldades vivenciadas por tais infantes, viu-se a necessidade de se trabalhar na validação de uma Tecnologia Cuidativo-Educacional (TCE) previamente construída para auxiliar no cotidiano dos autistas. Este estudo seguiu algumas fases para chegar à validação. A primeira delas foi a seleção dos juízes especialistas por meio da Plataforma Lattes - CNPq, seguida pela elaboração e envio de e-mails para coleta de dados aos juízes/experts selecionados e, por fim, o contato com o Hospital Universitário Júlio Bandeira para acessar o público-alvo deste projeto. A validação contou com a colaboração de 16 juízes especialistas, divididos em duas áreas de conhecimento, referente a validação de conteúdo e de aparência da TCE. Os juízes analisaram o material enviado via e-mail, elogiaram e pontuaram questões para melhorar o jogo em tela. O conteúdo presente nas cartas é de fácil compreensão e favorece a mudança de hábitos e comportamentos por ser objetivo. Quanto à aparência, os juízes sugeriram alterações na paleta de cores para uma mais harmônica, bem como padronização dos elementos utilizados no tabuleiro. Por fim, observa-se a importância de se construir e validar TCE, sobretudo para o desenvolvimento das interações sociais, as aprendizagens e a maior autonomia na execução das atividades básicas de crianças autistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.