Validation of a Care-Educational Technology (board game) for children with Autism Spectrum Disorder

Authors

  • Maria Amelia Lopes Martins Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campina Grande/PB – Brasil
  • Laísa de Sousa Marques Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campina Grande/PB – Brasil
  • José Roberto da Cunha Lucena Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campina Grande/PB – Brasil
  • Maria Berenice Gomes Nascimento Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campina Grande/PB – Brasil
  • Maria Rosilene Candido Moreira Universidade Federal do Cariri - UFCA, Juazeiro do Norte/CE - Brasil
  • José Ferreira Lima Júnior Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campina Grande/PB – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.593-606.3266

Keywords:

Autism Spectrum Disorder, Board Game, Validation

Abstract

Board games have been gaining prominence in therapies because they help autistic children develop autonomy. Thus, observing the main difficulties experienced by these children, we saw the need to work on the validation of a Care-Educational Technology (CET) previously built to help autistic people in their daily lives. This study followed a number of phases to reach validation. The first was the selection of expert judges through the Lattes - CNPq Platform, followed by the preparation and sending of e-mails to collect data from the selected judges/experts and, finally, contact with the Júlio Bandeira University Hospital to access the target audience of this project. The validation involved the collaboration of 16 specialist judges, divided into two areas of knowledge, regarding the validation of the content and appearance of the CET. The judges analyzed the material sent by e-mail, praised it, and pointed out issues to improve the game on screen. The content on the cards is easy to understand and favors changing habits and behaviors because it is objective. As for the appearance, the judges suggested changing the color palette in order to make it more harmonious, as well as standardizing the elements used on the board. Finally, it is important to build and validate CET, especially for the development of social interactions, learning, and greater autonomy in carrying out basic activities for autistic children.

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Author Biographies

Maria Amelia Lopes Martins, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campina Grande/PB – Brasil

Acadêmica de enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) campus Cajazeiras. Cursou o ensino médio na Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras/ETSC/UFCG. É membro do grupo de pesquisa intitulado Laboratório de Tecnologia de Informação e Comunicação em Saúde (LATICS). Bolsista de Iniciação Científica, através do projeto intitulado "PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE TECNOLOGIA CUIDATIVO-EDUCACIONAL PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE DA MULHER"

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/3089583923101798

Laísa de Sousa Marques, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campina Grande/PB – Brasil

Enfermeira graduada pela Unidade Acadêmica de Enfermagem (UAENF) do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras no ano de 2017. Especialista Residente em Saúde da Criança e do Adolescente pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba com principal campo de atuação o Complexo de Pediatria Arlinda Marques (2020-2022). Integrante do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (LATICS) da Universidade Federal de Campina Grande na área de cuidados às pessoas com necessidades especiais voltados principalmente para criação de metodologias ativas com a construção de jogos educativos para desenvolvimento com crianças/pais que convivem com o Transtorno do Espectro Autista. Experiência em saúde da família pela passagem como residente (R2) do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (2022-2023). Enfermeira do ambulatório de cardiologia e neurologia do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires. Área de atuação em enfermagem Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde da família e Saúde do trabalhador.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0743273205295054

José Roberto da Cunha Lucena, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campina Grande/PB – Brasil

Acadêmico do curso de Farmácia pela Faculdade São Francisco da Paraíba- FASP. Atualmente é Servidor Público Federal ocupando o cargo de Técnico em Enfermagem, lotado na Escola de Saúde do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, desde Março de 2017.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6886218683496674

Maria Berenice Gomes Nascimento, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campina Grande/PB – Brasil

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Doutora em Ciência da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC (2022). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos. Atualmente é Professora Adjunta II da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) regime T-40 DE no curso de Graduação em Enfermagem ministrando a disciplina Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermagem em Terapia Intensiva, Semiologia e Semiotécnica II e Estágio Curricular Supervisionado II. Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da UFCG. Membro do Grupo de Pesquisa intitulado: Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (LATICS) trabalhando no Desenvolvimento, Validação e Avaliação de Tecnologias Cuidativo-Educacionais na área da saúde da mulher, bem como em doenças Infectocontagiosas negligenciadas, como exemplo a hanseníase. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Saúde Coletiva, UTI adulta e neonatal e Emergência. E, por fim, minha maior e melhor experiência é ser mãe de dois filhos incríveis- João Carlos e Arthur- motivação diária de resiliência e força.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4768427282114464

Maria Rosilene Candido Moreira, Universidade Federal do Cariri - UFCA, Juazeiro do Norte/CE - Brasil

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1998), especialização em Saúde da Família, Saúde Coletiva e Educação em Enfermagem, Mestrado em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2010) e Doutorado em Biotecnologia pela RENORBIO/UFPB (2013). Professora Associada da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Docente permanente dos Programas de Pós-graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional em Saúde da Família - PROFSAÚDE e Mestrado Profissional em Saúde da Família - RENASF (nucleadora URCA). Coordenadora Institucional do PROFSAÚDE no Polo UFCA. Membro da Câmara de Assessoramento Técnico-científica da Funcap - área Câmara de Saúde Pública, Medicina Familiar e Doenças Negligenciadas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde da Família e Saúde do Trabalhador. Realiza pesquisas sobre as terapias integrativas e complementares na prevenção e tratamento de problemas osteomusculares relacionados ao trabalho; desenvolve estudos sobre promoção da saúde, saúde do trabalhador, literacia para a saúde, qualidade de vida e sustentabilidade.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/7476207605884853

José Ferreira Lima Júnior, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campina Grande/PB – Brasil

O professor possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2003); título de especialista em Saúde Coletiva pelo Conselho Federal de Odontologia (2006); especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior (2008); mestrado em Odontologia Preventiva e Social pela UFRN (2005) e doutorado em Biotecnologia em Saúde pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2012). É docente da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tendo sido concursado para a área de Saúde Coletiva e concluiu estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em 2016. Atua nos temas: saúde da família, saúde coletiva, promoção da saúde, saúde bucal coletiva, tecnologias cuidativo-educacionais e sustentabilidade.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/2482708931624404

Published

2024-08-19

How to Cite

MARTINS, M. A. L.; MARQUES, L. de S.; LUCENA, J. R. da C.; NASCIMENTO, M. B. G.; MOREIRA, M. R. C.; LIMA JÚNIOR, J. F. Validation of a Care-Educational Technology (board game) for children with Autism Spectrum Disorder. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 2, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.593-606.3266. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3266. Acesso em: 27 sep. 2024.

Issue

Section

Ciências Exatas e da Terra

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