Tendência da mortalidade por tuberculose pulmonar no estado de Pernambuco, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.862-872.3274Palavras-chave:
Tuberculose pulmonar, Estatísticas de mortalidade, Estudos epidemiológicos, Doença negligenciadaResumo
Objetivou-se analisar a tendência da mortalidade por tuberculose pulmonar no estado de Pernambuco no período 2000-2019. Trata-se de um estudo ecológico baseado em dados de mortalidade obtidos do Sistema de Informação sobre Mortalidade de domínio público. Realizou-se regressão linear segmentada utilizando o software Joinpoint Regression Program para identificar as variações percentuais anual e média anual. Observou-se que a maioria dos óbitos ocorreu na faixa etária de 30 a 59 anos de idade (54,7%), em indivíduos com sexo masculino (75,2%) e com raça/cor parda (62,4%). Em relação à escolaridade, 37,3% tinham até 3 anos de estudo. Identificou-se que a taxa de mortalidade ajustada pela idade apresentou variação decrescente de 2,7% (IC -3,5; -1,9) em média ao longo do período estudado. Em relação ao sexo, a taxa reduziu em média no valor de 2,7% (IC -3,2; -2,3) para os homens e 2,9% (IC -4,2; -1,5) para as mulheres. Conclui-se que Pernambuco apresentou tendência decrescente em sua taxa de mortalidade por tuberculose e acometeu principalmente, adultos jovens, homens, pardos e com baixa escolaridade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.