Fotossíntese

exploração interdisciplinar

Autores

  • Wemerson Castro Oliveira Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Lajeado.
  • Adriana Magedanz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Ismael de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Ana Maria Geller Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.210-223.2256

Resumo

O presente trabalho, definido como um artigo original com informações quantitativas e descritivas, foi desenvolvido com estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado em Administração do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Câmpus Lajeado/RS. Caracterizou-se como um projeto de ensino intitulado “Fotossíntese: exploração interdisciplinar”, que envolveu as disciplinas de Biologia, Física, Iniciação Acadêmica e Matemática. Constituiu-se das seguintes ações: (a) acompanhamento da germinação e crescimento de uma planta de milho; (b) criação de conexões entre variáveis em cada disciplina; (c) análise e representação dos resultados nas formas descritiva, gráfica e tabular; e, (d) confecção de um resumo científico e socialização oral do mesmo. Objetivou-se analisar os resultados advindos do desenvolvimento do projeto, tanto no que se referem às ações diretamente voltadas para a sala de aula quanto ao que transcorreu posteriormente, e, com isso, ampliar olhares e detalhar aspectos pedagógicos inerentes ao processo como um todo.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; prática pedagógica; ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wemerson Castro Oliveira, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Lajeado.

Docente EBTT do Intituto Federal Sul-rio-grandense, campus Lajeado, Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão - DEPEX.

Downloads

Publicado

2022-04-07

Como Citar

OLIVEIRA, W. C.; MAGEDANZ, A.; DE LIMA, I.; GELLER, A. M. Fotossíntese: exploração interdisciplinar. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 1, p. 210–223, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.210-223.2256. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2256. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)