Fotossíntese
exploração interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.210-223.2256Resumen
O presente trabalho, definido como um artigo original com informações quantitativas e descritivas, foi desenvolvido com estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado em Administração do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Câmpus Lajeado/RS. Caracterizou-se como um projeto de ensino intitulado “Fotossíntese: exploração interdisciplinar”, que envolveu as disciplinas de Biologia, Física, Iniciação Acadêmica e Matemática. Constituiu-se das seguintes ações: (a) acompanhamento da germinação e crescimento de uma planta de milho; (b) criação de conexões entre variáveis em cada disciplina; (c) análise e representação dos resultados nas formas descritiva, gráfica e tabular; e, (d) confecção de um resumo científico e socialização oral do mesmo. Objetivou-se analisar os resultados advindos do desenvolvimento do projeto, tanto no que se referem às ações diretamente voltadas para a sala de aula quanto ao que transcorreu posteriormente, e, com isso, ampliar olhares e detalhar aspectos pedagógicos inerentes ao processo como um todo.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; prática pedagógica; ensino de Ciências.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.