Olimpíadas Brasileiras de Biologia
conteúdos e competências exigidos
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.53-70.1575Palavras-chave:
Olimpíada do conhecimento, Ensino de biologia, Educação básicaResumo
No contexto das olimpíadas do conhecimento, esse artigo traz uma análise das questões das Olimpíadas Brasileiras de Biologia (OBB) realizadas entre os anos de 2007 e 2016. Foram investigados três quesitos: a área da biologia à qual se remete; com quais outras áreas do conhecimento podem ser estabelecidas relações interdisciplinares; e as competências do Ensino Médio que mobilizam. Constata-se que há uma grande variedade de áreas da Biologia, especialmente para a segunda etapa; por outro lado, as questões da primeira etapa estabelecem mais relações interdisciplinares. Geografia e Matemática se destacam como as áreas do conhecimento mais relacionadas. Com relação às competências do Ensino Médio, a mais mobilizada foi a “M6 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los a diferentes contextos”. Identificou-se, nas provas da OBB, um perfil similar à prova do ENEM, com contextualizações, relações interdisciplinares e uma abrangência de diversas competências exigidas.
Palavras-chave: Olimpíada do conhecimento; ensino de Biologia; Educação Básica.
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